Home

Avalie, pergunte ou responda perguntas em nosso site!

Cadastre-se

Complemente seu perfil com mais informações sobre você.

Pergunta:

como colocar pastilha de vidro na parede da cozinha?

Em | Publicada em: Decoração

ola estou precisando da ajuda de vcs afinal
comprei a pastilha de vidro para colocar na parede da minha cozinha, porém o
pedreiro não sabe colocar e nem com que tipo de massa se coloca. A argamassa
para ladrilho de vidro serve? me informe o passo a passo de como colocar
Obrigado

Publicada por:

luciana costa dos santos
Membro desde: jun/2012
Rio De Janeiro - RJ

6 Respostas
Resposta enviada em:

Oi Regina.
As argamassas são diferentes conforme o tipo de material em que a pastilha foi confeccionada.
Por isso cada tipo de revestimento deve se usado com a argamassa apropriada para garantir uma boa ancoragem e acabamento final. Dê uma olhada neste link e veja as argamassas específicas para cada caso:

- Bloco de vidro: goo.gl/A6eTm9

- Pastilha de vidro: goo.gl/SQAvD2

- Pastilha cerâmica: goo.gl/ql1qbH

Por existir argamassa específica para cada tipo de material não se deve assentar pastilha cerâmica com argamassa para pastilha de vidro.



Resposta enviada em:

A técnica para colocar pastilha de vidro na parede é simples, mas alguns itens devem ser verificados para um bom resultado final. Separe os materiais que serão usados:

- Masseira plástica: goo.gl/hinzxo
- Desempenadeira: goo.gl/FYZV8q
- Colher de pedreiro: goo.gl/gDeSHb

1. Planicidade: Verifique se a parede está plana para só depois assentar as pastilhas. Com uma régua de alumínio faça um teste: os desvios não devem ser maior que 3mm em relação a régua, caso a parede apresente ondulação superior a essa medida, o reboco deve ser corrigido. A parede deve estar no prumo.

2. Aderência do emboço: A base de assentamento não deve apresentar som cavo (oco) ao ser percutidas com um martelo. As áreas soltas deverão ser refeitas.

3. Dureza: Com auxílio de um prego, risque a parede em diferentes pontos. A base será resistente se o risco for superficial.

4. Umidade: A superfície não pode apresentar nenhum tipo de umidade. Caso ocorra será necessário um tratamento apropriado antes da execução dos trabalhos de assentamento das pastilhas.

5. Limpeza: O local de assentamento deve estar limpo, sem pó, óleo, tinta ou qualquer outra substância que impeça a boa aderência da argamassa colante.
Verificado esses itens básicos antes do assentamento é hora de preparar a argamassa colante. Em um recipiente misture a quantidade de água limpa indicada na embalagem, misture até obter uma consistência pastosa, firme e sem grumos secos. Deixe em repouso por 15 minutos e mexa bem antes da aplicação na parede.

Com auxilio de uma desempenadeira de aço de 3 a 4 mm estenda a argamassa com o lado liso na parede. Em seguida, passe o lado dentado formando cordões e sulcos. Remisture a argamassa retirada com os dentes da desempenadeira ao restante da argamassa (sem adicionar mais água). Em seguida, com a desempenadeira de borracha, espalhe a argamassa remisturada no verso das placas, preenchendo as juntas entre as pastilhas. Aplique a placa de pastilha sobre os cordões ainda frescos. Procure assentar 3 a 4 placas de pastilha de cada vez.

Inicie a remoção do papel das placas de pastilha. Quando a argamassa estiver firme (em média cerca de uma hora após o assentamento), dê acabamento com esponja levemente umedecida após a retirada do papel das placas.

Pronto! Tarefa realizada com êxito.



Resposta enviada em:

Olá Luciana! Como pude ver, as respostas foram bem completas! A Patricia explicou certinho o passo a passo de como colocar a pastilha e o Silvio também deu seus toques e dicas.

Não se esqueça que para pastilha de vidro existe argamassa apropriada, para ter maior eficiência e aderência, use de acordo com o indicado pelo fabricante! Veja aqui algumas marcas que fazem argamassas apropriadas para esse tipo de revestimento: goo.gl/BCWGrl.

Limpe muito bem as pastilhas após usar a argamassa para não ficar vestígios. Depois que ela seca é bem difícil de sair! Espero ter ajudado também!



Resposta enviada em:

Oi! Luciana a usária Patricia deu uma resposta bem completa.As pastilhas geralmente são vitrificadas então a argamassa que você se refere serve, aconselho a usar uma argamassa de boa marca no mercado.A colocação é relativamente simples desde que a base onde vai receber as pastilhas esteja bem executada.

Segundo empresa especializada em pastilhas de vidro, o assentamento das peças devem ser a última etapa da execução da obra, evitando que outros serviços possam danificá-las. Confira alguns passos recomendados pelo fabricante.
Aplique na superfície uma quantidade de argamassa não maior que 2m² com uma desempenadeira dentada.
Não se esqueça de que a superfície na qual serão assentadas as pastilhas deve estar limpa, estável e com emboço desempenado com desempenadeira de espuma
Coloque as placas de pastilhas alinhadas e aprumadas sobre a argamassa. Bata com a desempenadeira de borracha sobre o revestimento para uma perfeita aderência e regularização da superfície.
Retire o papel que recobre as placas de pastilhas com uma trincha úmida. Retire os excessos de argamassa com a espátula.
Aguarde aproximadamente 24 horas para secar a argamassa de assentamento.
Utilize a mesma argamassa para o rejuntamento e o assentamento para não ocorrer diferenças no resultado da obra.
Use uma argamassa de base cimentícia para locais secos. Já em áreas molhadas, prefira uma argamassa de base acrílica com aditivos anti-fungos, antialgas e impermeabilizantes.

Vôce poderá estar usando argamassa para pastilha de vidro Quartzolit ou Fortaleza encontrada na loja C&C casa e construção .
Para retirar o excesso de rejunte, use uma esponja macia e água. Após total secagem do rejuntamento, lave com agua e sabão.
Siga as instruções do produto realize as tarefas com um profissional qualificado.



Resposta enviada em:


Bom dia Luciana! Antes de tudo, recomendo que você procure alguém que saiba realizar o serviço, caso o contrário as chances de você ter prejuízo financeiros são bem altas. Mas vamos ver no que posso te ajudar!

Para assentar pastilhas de vidro você vai precisar usar argamassa colante (tem modelos coloridos ou na cor branca). É a argamassa que vai permitir fazer o assentamento e rejuntamento simultâneo. Luciana, vou fazer um passo a passo dos procedimentos que seu pedreiro terá que fazer. LEMBRANDO: é só uma dica, não tente seguir ao pé da letra! O ideal é chamar alguém que já saiba fazer o serviço.

IMPORTANTE:

1. A superfície a ser aplicada (parede), deve estar plana (sem ondulações), firme, seca e absolutamente limpa: sem pó, óleo, tinta e outros resíduos que impeçam a aderência da argamassa aderente.

2. O verso das placas a serem aplicadas também devem estar nas mesmas condições;

3. Se você perceber que a parede apresenta problemas de umidade ou vazamento de água você deve antes fazer uma impermeabilização.

Luciana você vai precisar dos seguintes materiais:

· argamassa para assentamento e rejuntamento de sua preferência;

· água;

· desempenadeira de aço denteada;

· recipiente limpo;

· rodo de borracha;

· martelo de borracha.

PREPARO DA ARGAMASSA:

1. Utilize um recipiente limpo e seco. Realize a tarefa em local coberto;

2. Coloque no recipiente todo o conteúdo da embalagem, adicione água e misture conforme instruções do fabricante;

3. Deixe o produto em repouso por dez minutos e misture novamente antes do uso.

APLICAÇÃO:

4. Carregue a desempenadeira de aço denteada e com o lado liso estenda a argamassa numa área de aproximadamente um metro quadrado.

5. Em seguida passe o lado denteado da desempenadeira, incline-a comprimindo-a contra a base, formando fissuras na horizontal. Remova o excesso de material da desempenadeira retornando a misturá-lo.

6. Coloque argamassa no tardoz ( parte de traz ) da placa de pastilhas fazendo o rejuntamento com o auxílio do rodo de borracha, deixando aproximadamente 1mm de espessura acima da placa.

7. Assente as placas sobre as fissuras na superfície deslizando um pouco até a posição final;

8. Com o auxílio de um taco promova leves impactos com o martelo de borracha, de forma a amassar as fissuras e obter o contato de toda pastilha.

9. Remova o papel após horas do assentamento ou quando o mesmo estiver seco e firme. Finalize o acabamento efetuando limpeza com esponja levemente úmida.



DICAS:

A argamassa para assentamento e rejuntamento simultâneo é um produto prático, pois proporciona a execução de duas tarefas ao mesmo tempo, e econômico, por não precisar comprar rejunte separadamente.

Existem várias marcas no mercado para a sua escolha, são elas: Fortaleza, Weber Saint Gobain, Portokoll e Votoran líderes neste tipo de material. Nas lojas da C&C você poderá facilmente encontrá-las ou se preferir entre no site (www.cec.com.br).

Para dar um destaque maior em suas pastilhas (se coloridas) é aconselhável usar argamassa branca, valorizando assim o ambiente e tendo a vantagem de serem mais em conta do que as demais.

Por outro lado, se você quiser rejunte colorido economizando ao mesmo tempo. Poderá optar por um produto que muda a cor do rejunte sem mudar sua função.

Existe no mercado um produto que renova rejuntes, tanto conservando a mesma tonalidade como mudando totalmente, de acordo com sua preferência. Estive conversando com um representante na loja da C&C, e ele foi super atencioso explicando como este produto se comporta. Vale a pena conhecer.





Faça seu cadastro e participe!

Tire suas dúvidas, compartilhe e avalie o conteúdo postado por outros usuários.

Clique aqui e faça seu login