Home

Avalie, pergunte ou responda perguntas em nosso site!

Cadastre-se

Complemente seu perfil com mais informações sobre você.

Pergunta:

Como reaproveitar pneu no jardim?

Em | Publicada em: Sustentabilidade

Vi algumas fotos mostrando reciclagem de pneu em jardins. Vi que algumas pessoas pintaram de várias cores e achei muito bonito. Qual que é a tinta que eu compro? Preciso passar mais algumas coisa no pneu?

Publicada por:

Joana Vasconcelos
Membro desde: mar/2013
Rio de Janeiro - RJ

2 Respostas
Resposta enviada em:

O pneu é um material muito versátil e ao mesmo tempo extremamente durável. Graças a esta característica, e a uma nova conscientização ecológica da população, mais pessoas estão utilizando esse equipamento para estabilizar encostas, fazer caminhos ecológicos em parques e ainda na produção de playground, para a criançada. Já vi inclusive, adultos brincando em balanços feitos com pneus velhos presos a corrente em troncos de árvores.

A vantagem desse material é que você não precisa gastar muito na sua preparação. Normalmente, os artesãos pedem para que a peça seja bem lavada com água e sabão. Após secagem completa, são feitos furos (com furadeira) para a passagem do cordão de aço, corrente ou cordão de fibra.

A escolha do material que irá compor o brinquedo fica a sua escolha, ok. Outra vantagem é a pintura da peça. Como são feitos de borracha, aceitam muito bem as tintas a óleo e os esmaltes sintéticos, sem que precise lixá-los para que haja aderência. Você pode usar esta tinta: goo.gl/b4QYb, ou este spray goo.gl/OmnC8.

Veja a imagem que coloquei o dragão. Ficou com um aspecto muito divertido, além de promover uma integração entre a molecada! Repare que os pneus estão somente com metade enterrada, dando a entender que o dragão está saindo da terra. Ficou muito bacana, este brinquedo. Rsrsrsr...
Já a outra imagem, além de colorida, convida a prática de exercícios. Observe que os pneus estão presos às correntes, a única diferença é que seus apoios estão fincados ao chão.

Bem Joana, são inúmeras opções. Se quiser um conselho, comece com peças pequenas, para ver como se sai. No site do programa Ateliê na TV, tem um vídeo bem legal da transformação de um pneu de bicicleta em um lindo espelho, acho que vai gostar!



Resposta enviada em:

Joana, muito bom você querer entrar nessa onda, sua atitude contribui para o desenvolvimento sustentável e seu jardim fica diferente, criativo! Existem várias formas de fazer um jardim reutilizando pneus, vai muito de gosto e espaço disponível...

Primeiramente, existem diferentes tamanhos de pneus, como os de motos, carros caminhões, tratores, enfim... E você pode tanto misturar esses tamanhos, como fazer tipos de vasos separados.

1º - Antes de tudo deixe o pneu bem limpo com álcool para tirar toda a sujeira externa e interna. Lave-o com água potável e deixe secar bem;

2º - Passe thinner ou querosene nele todo. Espere secar e lixe o pneu com uma lixa de numeração média (entre 120 e 220) apenas para deixá-lo mais aderente, com textura mais seca. Isto ajudará a absorver melhor a tinta que você vai passar.

3º - Aplique com um rolo de espuma o esmalte sintético brilhante, pois é a tinta que mais adere a borrachas e tem mais proteção contra a água. Passe duas ou três demãos em um espaço de duas a três horas. Faça a pintura que preferir, existem muitas cores desse tipo de produto! Veja alguns exemplos: goo.gl/78edJ.

4º Após 6 horas de secagem, já pode usar o pneu para colocar terra adubada e plantar.

Outras dicas:
Se tiver muitos pneus pode fazer encostas nos muros. Sobreponha-os, fazendo uma escada com eles até a altura que desejar e plante nas partes internas que ficaram a mostra.

Pode também fazê-los de floreiras penduradas em paredes aonde a terra e a planta vão no interior do pneu. Você pode colocar plantas que tem caimento, como na foto a baixo!

Também dá para fazer vasos com plantas de diversas formas, cores e alturas, tanto das plantas como dos pneus! Veja nas imagens que postei, tem uma mais linda que a outra...



Faça seu cadastro e participe!

Tire suas dúvidas, compartilhe e avalie o conteúdo postado por outros usuários.

Clique aqui e faça seu login