Home

Avalie, pergunte ou responda perguntas em nosso site!

Cadastre-se

Complemente seu perfil com mais informações sobre você.

Pergunta:

como recuperar rejuntes de azulejos que estão com aspecto de mofo?

Em | Publicada em: Acabamento

Em ambientes umidos é comum os rejuntes ficarem escuros, provavelmente em razão de fungos. No rejunte comum sempre aparece e mesmo o rejunte de epoxi apresenta partes escuras.
Como recuperar e tratar de forma a não mais escurecerem?

Publicada por:

J G FILHO
Membro desde: dez/2011
São Paulo - SP

1 Resposta
Resposta enviada em:

Olá, como vai?

Realmente em locais úmidos a probabilidade dos rejuntes ficarem escuros é maior. Existem algumas medidas para ajudar neste problema. É importante, além dos reparos, combater a fonte que causa umidade. Uma dica simples e arejar e iluminar o ambiente: locais bem ventilados e iluminados tendem a ter menos umidade.

Os ambientes mais úmidos de uma casa costumam ser: banheiro, cozinha e área de serviço e é comum que nestes ambientes o rejunte e até a própria pintura sejam afetadas pela constante umidade. Existem diversas soluções, de acordo com a sua necessidade. Por exemplo: todos os rejuntes tendem a longo prazo ficar escuro. Mas se sua casa possui rejunte comum ou acrílico e você estiver planejando uma reforma, considere sim substituir por rejuntes epóxi. Este tipo de rejunte é mais resistente a sujeiras e manchas, impermeável e tem uma durabilidade maior que o acrílico. Dê uma olhada no vídeo e no link: www.cec.com.br/busca-produto?text=rejuntes+ep%C3%B3xi

Há um outro produto chamado Zapt, da marca Fortaleza, que ajuda a recuperar e dar vida ao rejuntamento antigo. Eu encontrei este produtos no site da C&C e ele é indicado para proteger principalmente rejuntes à base de cimento. Dê uma olhada:www.cec.com.br/busca-produto?text=zapt. (Observação: não raspe a parede para aplicar este produto e não use-o em superfície de epóxi e acrílico, apenas em rejuntes à base de cimento).

Existem alguns produtos para a prevenção destes escurecimentos. Como exemplo, cito o Fermaprotec, da Quartzolit. Ele cria uma espécie de proteção de revestimentos, facilitando a remoção de resíduos de argamassa, além de proteger os revestimentos após o assentamento, facilitando assim a limpeza diária. Leia mais neste link: www.weber.com.br/limpar-e-proteger-revestimentos/o-guia-weber/produtos/protecao-de-revestimentos/fermaprotec-quartzolit.html.

Como dica final recomendo sempre pedir ajuda de um profissional qualificado para que ele lhe ajude a decidir qual é a solução mais eficiente e econômica para o seu caso. Não se esqueça de proteger bem o piso na hora de fazer o reparo.



Faça seu cadastro e participe!

Tire suas dúvidas, compartilhe e avalie o conteúdo postado por outros usuários.

Clique aqui e faça seu login