Home

Avalie, pergunte ou responda perguntas em nosso site!

Cadastre-se

Complemente seu perfil com mais informações sobre você.

Pergunta:

LUMINARIAS?

Em | Publicada em: Decoração

ESTOU CONSTRUINDO, E MINHA CASA TEM A OPÇAO DE COZINHA AMERICANA. ENTAO TEMOS SALA CONJUGADA COM COPA E COZINHA COM BANCADA. GOSTO MUITO DE LUMINARIAS, POREM, QUERO SABER SE POSSO COLOCAR LUMINARIA SOBRE A MESA DE JANTAR, E 3 PENDENTES NO BALCAO? COMO CONCILIAR TUDO ISSO. OU SERA MELHOR COLOCAR NA MESA DE JANTAR UMA OPÇAO DE LUMINARIAS DE PISO?

Publicada por:

REGIANE DE CACIA ASSIS CORREA E CASTRO
Membro desde: jun/2012
IPATINGA - MG

4 Respostas
Resposta enviada em:

Regiane, boa tarde tudo bem!? Entendo suas dúvidas e acho que posso te ajudar...

A cozinha americana realmente nos confunde, quando falamos de iluminação...
Mas uma dúvida ficou no ar: o seu balcão é apenas de apoio ou existem banquetas para as pessoas se acomodarem nele?! Bom, de qualquer forma vou dar algumas dicas levando estes dois pontos em consideração.

Para cozinha você tem duas opções. Os plafons proporcionam uma iluminação indireta e discreta e irradiam luz em direção ao teto, que a reflete para o ambiente. Este tipo de iluminação cria menos sombra e é mais agradável aos olhos, por isso é mais indicada para quartos e salas. Veja algumas opções: goo.gl/m2mpi.


Outra opção são os spots de sobrepor mais indicados para iluminar um ponto específico (uma parede, um objeto de decoração). Tenha atenção na hora de escolher o tipo de lâmpada que você irá colocar. Procure sempre por lâmpadas que não alteram a cor dos objetos. Preste atenção também no tamanho das lâmpadas – elas devem se encaixar perfeitamente no spot (principalmente se você for escolher um modelo de embutir). Veja algumas opções: goo.gl/CsDJ2

Para o balcão eu indico as luminárias pendentes (desde que ele não seja daqueles modelos fechados, como um vão de janela). Os pendentes proporcionam uma luz mais direcionada, sem causar muitos conflitos visuais, gerando ao mesmo tempo, uma sensação bacana no ambiente.

Abuse da criatividade e use pendentes diferentes para a copa e outro para a cozinha. Vale apena usar os pendentes normalmente em formato afunilado oval, sobre o balcão. Se a mesa de jantar for muito próxima do balcão, use algo que combine com os pendentes e faça sua iluminação conversar. Mas se já tiver uma distância boa de uns 3 ou 4 metros pode usar um diferente mas que sejam do mesmo estilo! Veja aqui algumas opções de pendentes para o balcão e sala de jantar: goo.gl/qMoln

Nas imagens abaixo algumas opções de iluminação para cozinha americana.



Resposta enviada em:

Olá Regiane,

Não há problema em misturar os estilos de iluminação em ambiantes abertos. A iluminação pode ser um forte aliado nesse caso e ajudar a quebrar os ambientes interligados.
Usar pendentes sobre o balcão é muito comum, eles proporcionam uma iluminação mais focada sobre a bancada, seja para fazer as refeições ou receber os amigos. Você pode tornar a bancada mais aconchegante com lâmpadas de tons amarelados (2700k), por exemplo. Já na sala de jantar, você vai precisar de mais iluminação, pois é ali que serão feitas as refeições em família ou em um nùmero maior de pessoas, então deve ser mais claro.
Uma luminária mais discreta ou embutida caí muito bem nesse caso, até mesmo um lustre menor sobre a mesa dará um charme ao ambiente, mas aí é preciso ter muito cuidado para o lustre não conflitar com os pendentes do balcão.
Quanto a luminária de piso, esta pode ficar mais como um objeto de decoração para a sala de estar ou quando você desejar manter o ambiente menos iluminado. As luminárias de piso (conhecidas como Colunas) por serem mais parecidas com abajures gigantes, não vão lhe proporcionar uma luz uniforme em todo o ambiente, nesse caso a sua sala de jantar pode ficar escura.
Só fique atenta a temperatura de cor das lampadas que você irá usar em cada modelo de luminária que optar, isso também influencia no resultado final. Lâmpadas amarelas são mais aconchegantes e lâmpadas brancas(6400k) são mais para trabalho e estudo. Na dúvida, você pode contratar os serviços de um design de interior que faça um projeto luminotécnico.



Resposta enviada em:

Regiane,

Você poderá sim usar luminárias tipo pendentes ou de piso compondo o ambiente, pois além de bonitas, são extremamente funcionais. Existem hoje no mercado várias possibilidades para se iluminar um ambiente, no site da C&C www.cec.com.br/iluminacao/lustres-e-pendente você encontrará muitos modelos de luminárias com vários tipos de lâmpadas para escolher qual combina mais com sua casa.

Regiane, a iluminação é um dos itens mais importantes em um ambiente, pois expressa exatamente qual sentimento pretende causar em cada espaço. Como sua cozinha é integrada com sala de jantar e sala de estar (provavelmente) poderá usar dois tipos de iluminação neste ambiente.

Uma INDIRETA (luz ambiente), para dar aconchego às pessoas enquanto prepara algo na cozinha. Outra DIRIGIDA (luz em foco) para fazer suas refeições, criando assim um espaço aconchegante e funcional ao mesmo tempo.

Você sabia que existem vários tipos de iluminação? Aqui relaciono as principais, que servirão para iluminar não só sua cozinha, como também toda sua casa.

LUZ AMBIENTE é a iluminação geral de um ambiente e que pode ser classificada em luz difusa ou luz indireta. Esse tipo de iluminação não tem intenção de ressaltar algum tipo de objeto, mas ajuda na percepção de um todo do ambiente.

LUZ INDIRETA: esse tipo de iluminação trabalha por meio de reflexão onde o facho de luz é direcionado para cima e reflete no ambiente. É uma luz mais suave e agradável, pois a fonte de luz não vai diretamente aos olhos, se vê somente o efeito já produzido. Esse tipo de iluminação pode ser adotado nos ambientes como salas e quartos para se obter o efeito de luz indireta é necessário escolher a luminária correta que esconda a lâmpada ex: luminárias de piso, arandelas plafons, etc…

LUZ DIRIGIDA: tem por finalidade dar direção aos olhares em um determinado ponto. As luminárias tipo pendentes fazem muito bem esse papel.

Citarei duas combinações que, na minha opinião, darão um charme todo especial em seu espaço:

PARA SUA BANCADA
Pendente Thema Vision -
Pendente Transparente - Philips -
Pendente Vermelho Philips -
PARA SALA DE JANTAR
Lustre Silk - Bronzearte -

DICA:
Procure sempre alguém capacitado para fazer as instalações de pendentes e luminárias, assim você evitará danos ao material e riscos a sua saúde. Boa sorte!



Resposta enviada em:

Essa é uma pergunta difícil de responder pois não da para analisar o ambiente posição da janela quantidade de luz natural que o ambiente recebe esses fatores ajudam na escolha do produto a ser usado tentarei ajudar.
Sim nada impede que use uma luminária sobre a mesa de jantar. desde que não distoe do ambiente. O segredo é prestar muita atenção no pé direito esse quisito que vai determinar o uso de pendentes ou luminárias por exemplo em um apartamento o forro foi rebaixado usando placas de gesso diminuindo a altura do pé direito o lógico é estar usando luminárias dicroica com combinação de luminosidade na sala e pendentes sobre o balcão,assim como você quer fazer, Pois se usar uma luminária pode ficar muito baixo e visualmente fica feio. Na loja C&C tem arquitetos e decoradores onde você pode estar consultando sobre esse e outros assuntos.



Faça seu cadastro e participe!

Tire suas dúvidas, compartilhe e avalie o conteúdo postado por outros usuários.

Clique aqui e faça seu login