Home

Avalie, pergunte ou responda perguntas em nosso site!

Cadastre-se

Complemente seu perfil com mais informações sobre você.

Pergunta:

Passo a passo para fazer um mosaico na piscina?

Em | Publicada em: Pisos e Azulejos

Quero fazer um mosaico na piscina da minha casa. Quero utilizar o próprio revestimento para fazer estes mosaico, porém não sei qual comprar. Também estou com dúvidas sobre a quantidade que terei que comprar. Minha piscina tem 6,00x4,00m. Por favor,me ajudem a planejar este mosaico, com um passo a passo do que comprar, dos cuidados que meu empreiteiro vai ter que tomar.

Publicada por:

Juliana Villa Real
Membro desde: out/2012
São Paulo - SP

1 Resposta
Resposta enviada em:

Fiz uma breve pesquisa reunindo informações que podem te dar um norte. Mas vale a pena ressaltar: são dicas e sugestões. Somente um profissional da área saberá tirar todas as suas dúvidas. Tentarei ajudá-lo com algumas informações para que você acompanhe a execução do serviço.
Comece criando um molde. Isto significa escolher um desenho para, posteriormente, reproduzi-lo no mosaico. Pode ser que o empreiteiro possua modelos de desenhos prontos, mas se você quiser fazer alguma coisa customizada, um desenho único, terá que criar um molde em cartolina que servirá de base para o empreiteiro.
Escolha o tipo de material do mosaico: pode ser pastilhas de vidro ou cerâmicas, cacos cerâmicos, enfim o que mais se aproximar do efeito que você quer dar. Eu prefiro pastilhas de vidro, porque são mais fáceis de aplicar, além de existir equipamentos de corte bem práticos. O custo é um pouco mais elevado, mas vale o investimento. Em contra partida, a utilização de cacos cerâmicos, além de mais em conta, propricia um efeito único, pois a variedade de cor é bem maior. Sem contar que é muito mais fácil encontrar pessoas que trabalhem com esse tipo de material. Só tomem cuidado com a poluição visual. Geralmente as pessoas preferem mosaicos em tonalidades de azul.
Independente de qual pastlha irá utilizar, o processo é o mesmo, ok! Existem pastilhas de vidro de cores variadas nos formatos 2x2cm. Se você conseguir encontrar pastilhas medindo 1x1cm pode comprar também, pois evitam os recortes das peças.
Lembre-se que você terá que definir o tamanho do mosaico. Se você quiser apenas detalhes nas bordas da piscina é mais fácil, pois são menores. Agora, caso você queira um desenho grande, centralizado no fundo da piscina, será mais difícil e pedirá um investimento maior. Rejunte e argamassa deverão ser próprios para uso em piscina.
Uma outra dica muito boa é que nenhum mosaico pode secar ao sol. Recomenda-se que você crie uma proteção (cobrindo-a com uma lona) para que o mosaico vá secando na sombra. Isto evita que a peça apresente trincas. Achei um vídeo bem bacana na internet, onde um cara dá dicas de como fazer mosaico utilizando cacos cerâmicos. Espero que goste.

Faça seu cadastro e participe!

Tire suas dúvidas, compartilhe e avalie o conteúdo postado por outros usuários.

Clique aqui e faça seu login