Home

Avalie, pergunte ou responda perguntas em nosso site!

Cadastre-se

Complemente seu perfil com mais informações sobre você.

Pergunta:

quero fazer um detalhe na minha cozinha.?

Em | Publicada em: Acabamento

Minha cozinha tem azuleijos brancos manchados de cinza, eu queria fazer um detalhe, tenho um vão medindo 2,60 de altura e 63,5 de largura, não acho azuleijo nesta medida, o que devo fazer para resolver meu problema? Pensei em usar pastilhas mas fica muito caro!

Abraço

Cris

Publicada por:

CRISTINA DE LIMA BOMFIM GODOY
Membro desde: set/2012
SBC - SP

3 Respostas
Resposta enviada em:


Oi
Cristina.
Existem várias opções para decorar a parede de sua cozinha, independentemente das medidas. Uma delas é procurar azulejos com as medidas próximas das existentes em sua parede, porém com duas cores distintas para criar uma composição de cores.

Outra opção é usar uma textura acrílica na parede com uma cor que combine com os móveis da cozinha, ou com os azulejos. Eu recomendo fazer uma textura no estilo Graffiatto. É muito fácil de fazer. Antes de aplicar a textura, verifique se existe na sua parede imperfeição com mais de 3mm de profundidade. Se existir, aplique argamassa para regularizar (vale a pena lembrar que o tempo de cura – ou seja, de espera – é de 28 dias). Se a imperfeição tiver menos de 3mm pode usar massa acrílica.

Em paredes novas ou já pintadas (ambas em bom estado), deve-se efetuar um lixamento para promover a aderência e eliminar o pó. Esta superfície deve receber uma cor de base tinta acrílico fosco, sempre na mesma cor da textura, para obter um perfeito acabamento. Aplicar a textura até 2m² com auxilio de uma desempenadeira de aço deixando uma camada o mais uniforme possível.

Retire o excesso de produto até obter uma camada na altura da partícula maior de quartzo contido no produto (1,5 a 2,0mm) aproximadamente. Utilizando a desempenadeira de plástico fazer sucessivos movimentos verticais passando sobre o produto algumas vezes até obter um desenho uniforme. Com as ranhuras verticais prontas, passe a desempenadeira de plástico poucas vezes no sentido horizontal afim de cruzar levemente os riscos.

Uma cor boa para o seu graffiatto é o “Bianco Luar”, pois a cor combina com o cinza e o branco dos seus azulejos. Ou usar uma cor viva, como cereja, pois dará um destaque maior. Além disso, Cristina, se você tem dúvidas sobre como aplicar textura em parede, dê uma olhada neste link: www.cecorienta.com.br/perguntas/como-aplicar-textura-na-fachada-de-casa/144.

Alguns decoradores estão usando revestimento cerâmico em toda a parede fazendo apenas uma faixa com pastilhas de vidro para baratear o custo e melhorar o visual decorativo. Veja foto de uma parede neste modelo usando pastilhas 2,0 x 2,0 cm, nas cores verde cinza e preto. Ficou elegante e com baixo custo.

Resposta enviada em:

Oi Cris.

Vou responder sua pergunta levando em consideração que o vão da sua cozinha tem 63,5 cm. Eu vi que o Diego deu uma boa dica sobre as pastilhas, mas quero te mostrar outras possibilidades de decoração. Como sua cozinha é de azulejo branco manchado de cinza, acredito que neste vão você poderia ousar nas cores e combinações.

Existem várias possibilidades para se fazer um detalhe na parede cozinha. Dê uma olhada na primeira foto. O ambiente mescla diferentes tipos de revestimentos: note o papel de parede não destoa do uso da pastilha. No seu caso, pastilhas e azulejos combinam. Vai deixar sua cozinha com um ar mais clean e dependendo da cor que você escolher, o vão ajudará a quebrar a monotonia do branco.

Na segunda foto, o ambiente utiliza uma mescla de pastilhas nos tons de cinza, preto e branco. Como cinza e preto são cores pesadas, deve-se tomar cuidado para não sobregarregar o ambiente.
Se o seu vão realmente tiver 63,5 cm, não tenha medo de usar cores fortes, como vermelho e branco, toda vermelho ou até na cor preta. Estas cores vão criar um campo visual bem interessante.
Entretanto, se este vão for grande (seis metros), prefira cores claras. Ah, e vale a pena esclarecer que pastilhas são muito fáceis de aplicar. Eu ensinei um passo a passo aqui no C&C Orienta: clique no link para ler a dica: tinyurl.com/9vwagq9

Cris, uma outra opção é fazer uma textura na parede e colocar kits de spots móvel (no teto), para obter jogos de sombra e luz. Outra sugestão: se o seu vão fica próximo à janela, ou recebe boa iluminação solar, você pode apoveitar este espaço como painel vivo: dá para cultivar pequenas hortaliças. Painel vertical é a grande tendência da jardinagem.
Respondendo a sua dúvida sobre os tamanhos das pastilhas, na C&C você encontra várias cores e tamanhos. O ideal é fazer um cálculo da área do vão. Com este cálculo você conseguirá descobrir qual é a pastilha mais indicada e qual a metragem você precisará comprar. Quando você for comprar a pastilha na C&C, leve uma planta da sua cozinha e procure pelo serviço de “Paginação de Ambientes”. Eles fazem o cálculo para você.

E quanto ao preço, é muito variável, mas acredito que poderá gastar entre mão de obra de 15,00 a 20,00 reais o m² colocado e material de 35,00 a 60,00 reais o m² isso, de acordo com o tipo de pastilha que irá adquirir. Os valores mencionados são somente ilustrativos para que possa ter uma ideia. Reinterando, o melhor a fazer é ir até uma das lojas e pesquisar, ok!
Enfim, acho que é um investimento válido, pois pastilhas são muito duráveis, e nunca saem de moda.

Abraços!

Resposta enviada em:


Bom dia, Cris.

Irei te ajudar com algumas dicas que podem te auxiliar, nesta sua escolha. Pode ser?

Cris, como você esqueceu de colocar uma das metragens, vou responder levando em consideração que este vão é estreito: ou seja 2,6 m x 63, 5 cm. Se for realmente este o tamanho do vão da cozinha, acredito que não vai ficar caro usar pastilhas e você vai poder soltar a criatividade. Mesmo sendo um espaço pequeno, dá para fazer trabalhos belíssimos neste vão: desde mosaicos até cerâmicas.

Sua idéia inicial foi pastilhas o preço deste revestimento varia muito mais você precisaria de aproximadamente de 1,638m², no mercado existem pastilhas de variados preços. no site da C&C por exemplo você consegue ter idéias desse valores. Segue o link se caso te interessar. tinyurl.com/9gqtgkh. Se você optar pelas pastilhas de valores mais acessíveis não ficaria caro. E lembre-se que é importante sempre comprar de 5 a 10% a mais do valor que seria o necessário, para se resguardar em caso de possíveis perdas ou recortes, argamassa procure sempre utilizar argamassa de boa qualidade e mão de obra qualificada para não ocorrer problemas.

Cris, se caso você optar pelas pastilhas é possível fazer mosaicos com desenhos lindos veja a (imagem 01). Perceba que nesta imagem a pessoa optou por utilizar pequenas pastilhas com tamanho provável de 2cm por 2cm. Achei interessante te mostrar esta imagem pois ela vai bem ao encontro das cores que você tem na sua casa o branco com cinza. Veja que a utilização do preto, que pode ser considerada uma cor pesada. Neste caso trouxe uma leveza e uma sofisticação muito bacana para o mosaico pois esta cor foi justamente utilizada para valorizar os formatos das folhas, plantas e flores que temos nesta parede.

Cris, você já pensou no degrade de cores? Está é uma das maiores apostas dos grandes arquitetos e decoradores. Vou te dar um exemplo, (Imagem 02). Nesta linda parede feita com pastilhas marrom com pastilhas de 2cm por 2cm, foi utilizada tons diferentes da mesma cor. Repare que a mescla do marrom mais escuro com riscos mais claros e de tons mais claros com riscos mais escuros fica muito bonito. Você pode fazer a mesma coisa na sua casa utilizando as cores que compõem o ambiente da sua cozinha.

Uma outra opção que está muito em alta tanto no mercado nacional quanto internacional é a utilização de duas cores de azulejo fazendo assim uma composição única. (Imagem 03). Nesse modelo é possível você perceber como foi utilizado esta composição que é parecido com um tabuleiro. Você consegue utilizar várias cores combinadas como o branco com vermelho. Como você comentou, os valores são uma preocupação para você, está é uma forma bem econômica pois existem revestimentos no mercado com valores bem agradáveis a todos os tipos de bolso.

Estas são algumas das formas que é possível utilizar estes revestimentos alem destas existem variadas combinações no mercado uma mais linda que a outra. Uma indicação bacana são as lojas da C&C pois nelas você pode utilizar um serviço chamado “consultoria de arquitetos” este te auxiliaram para você fazer a melhor escolha e decidir as melhores cores. Este serviço é gratuito Cris, alem disso não existe coisa melhor que você estar amparado por um profissional bem qualificado.

Espero que tenha conseguido te ajudar e em caso de outras dúvidas pergunte. Ficarei feliz em te ajudar.

Faça seu cadastro e participe!

Tire suas dúvidas, compartilhe e avalie o conteúdo postado por outros usuários.

Clique aqui e faça seu login