Home

Avalie, pergunte ou responda perguntas em nosso site!

Cadastre-se

Complemente seu perfil com mais informações sobre você.

Pergunta:

Quero Reformar a minha casa, alguem pode me ajudar?

Em | Publicada em: Reforma

A casa possui atualmente 38 m² (02 qtos, 01 sala, 01 cozinha e 01 banheiro) e quero ampliar a casa, mas sem mexer muito na estrutura, um projeto sustentável e barato.
A minha casa é de laje, porém queria outra solução que não fosse a laje, pois se torna muito caro, meu telhado é de telha romana e vou fazer o restante da casa com telha de fibrocimento com telhado embutido.
Se alguem tiver interesse em ajudar com dicas e idéias ficarei grato!


Publicada por:

Diego Elias Pfeifer dos Santos
Membro desde: out/2012
Votuporanga - SP

2 Respostas
Resposta enviada em:

Boa tarde Diego, como vai?

Quando o projeto envolve modificações estruturais requer mais custos. Para isto existe algumas soluções que podem reduzir gastos, como orçar os projetos com diferentes empreiteiros ou construtores. Procure pesquisar e obter o máximo de informações possíveis sobre a empresa que está sendo contratada. Assim você consegue evitar problemas que podem ocorrer durante a sua obra.
Pelo pela imagem do seu projeto, sua sala e cozinha são separadas por uma parede, certo? Que tal você unificá-las? Juntando estes ambientes você irá ganhar alguns metros quadrados a mais, (Imagem 01).

Outra dica é utilizar produtos ecológicos: produtos que vão promover economia, ou que são feitos com baixos danos ao meio ambiente. As telhas de fibrocimento é uma boa pedida para o seu projeto pois é econômica. Ela possui um peso inferior a outros modelos de telhas e utiliza um tipo de madeiramento mais leve, reduzindo o custo da sua obra e diminuindo impactos ambientais. Dê uma olhada nos modelos de telhas tinyurl.com/8m8hf78.

Na parte de alvenarias e pisos você pode utilizar tijolos ecológicos. Esses produtos tem acompanhamento de órgãos competentes que analisam se estes produtos estão em conformidade com as normas brasileiras de controle de qualidade afim de contribuir para a melhoria da qualidade dos sistemas construtivos. Olhe alguns modelos que interessante. tinyurl.com/992n9kd

DICAS PARA ESCOLHER A CONSTRUTORA/ EMPREITEIRA CORRETA:

- Visite obras anteriores ou em andamento para saber o método de trabalho da empresa;
- Com o número do CNPJ da empresa, investigue em um cartórios para ver se não existe nenhum processo contra a empresa;
- Procure informações sobre o passado da empresa. A construtora tem de ter um passado longo e idôneo. /Busque, por exemplo, por casos de imóveis não entregues pela empresa. Se você encontrar alguma pendência procure outra firma.

Diego, alguns programas e sites podem te ajudar no calculo de custos e para você ter uma idéia de como irá ficar o seus ambientes (como cores, custo de obra, modelos de pisos entre outros). Se tiver interesse me informe posso ajuda-lo a achar estes sites.

Resposta enviada em:


Diego, bom dia!

Para a ampliação da sua casa há várias alternativas de materiais e métodos construtivos, com materiais ecologicamente corretos e sustentáveis. Como exemplo, eu cito as telhas ecológicas, blocos de vidro, torneiras com sensores, cisternas, aquecedores solar. Vale a pena ressaltar que uma construção sustentável pede um investimento inicial, mas a longo prazo você perceberá uma sensível economia. Peça para o profissional que está lhe ajudando na construção a procurar produtos certificados, de empresas comprometidas com a sustentabilidade.

Você destacou a telha em fibrocimento, mas, se a ideia é sustentabilidade, creio que este tipo de telha, por conter amianto (substância proibida por ser prejudicial à saúde), foge desse propósito. Em contrapartida, ainda é um material muito utilizado por ser de baixo custo, além de uma boa durabilidade.

Uma saída muito boa é utilizar telhas com fibras sintéticas, (figura 1) extraídas de material reciclável. São duráveis, preservam a natureza e por serem coloridas, dão um acabamento bem bacana na fachada da casa (figuras 2 e 3). Outra vantagem é que, por serem mais leves, não sobrecarregam a estrutura. Enfim, é uma boa alternativa para um projeto sustentável.

Nas paredes, para aproveitar a luz natural, recomendo blocos de vidro (figura 4). Faz muita diferença. O preço é um pouco maior que do que uma parede normal, mas a longo prazo a economia de energia é certa! Segue o link: tinyurl.com/8e3ktcf


Na C&C você encontra uma gama enorme de produtos que vão te ajudar a trazer o conceito de sustentabilidade para sua construção: segue o link: tinyurl.com/9s3c8oh.

Até!

Faça seu cadastro e participe!

Tire suas dúvidas, compartilhe e avalie o conteúdo postado por outros usuários.

Clique aqui e faça seu login