Home

Avalie, pergunte ou responda perguntas em nosso site!

Cadastre-se

Complemente seu perfil com mais informações sobre você.

Pergunta:

tijolo de vidro?

Em | Publicada em: Construção

alguém conhece algum curso de colocação de bloco de vidro? pretendo fazer uma parede e meu pedreiro nao tem experiência na colocação dese material. De preferência na baixada Fluminense

Publicada por:

wilson carodoso
Membro desde: fev/2012
nova iguaçu - RJ

3 Respostas
Resposta enviada em:

Boa tarde, Wilson.

A parede de bloco de vidro ou “tijolo de vidro” é um material que quando bem utilizado traz grandes vantagens e benefícios para a arquitetura do local, pelo fato de ser um material que pode ser utilizado para decoração de ambientes, passagens de luz natural e a percepção de espaços contíguos.

Muito utilizado como divisões de ambientes, estes material traz como vantagens: não exige pintura, protege do fogo durante mais tempo que outros materiais, capacidade de isolar o som e a temperatura do espaço.

Alguns passos são importantes para a instalação de uma parede de vidro o primeiro deles é definir a quantidade ideal de materiais para fazer a instalação desta parede, após definir a quantidade é importante sempre que assente o primeiro bloco de vidro no canto do painel. Para melhor fixação use espaçadores tipo "T" e "L" na parte inferior da primeira fila de blocos de vidro. Após assentado o primeiro bloco, verifique se ele está certo para o nível vertical e horizontal.

Depois que todos os blocos estiverem assentados e a argamassa estiver seca, quebre o plástico do espaçador que ficou para fora. Com uma esponja úmida limpe os blocos antes que a massa seque completamente. Após este processo “rejunte” os espaços com produtos como rejunte para azulejos ou cimento. Lembre-se, consulte sempre o profissional de sua confiança. Em caso de maiores esclarecimentos consulte um profissional. Boa Sorte

Fonte: www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2004-1/tijolos/tv_caracteristicas.htm
Fonte: www.blogdomenorpreco.com.br/a-versatilidade-do-tijolo-de-vidro



Resposta enviada em:


Você pode estar consultando algumas de nossas lojas ai no Rio e verificando se alguma loja oferece esse tipo de serviço.
Paredes retas são relativamente fáceis de serem executadas basta seguir aluns cuidados e utilizar material adequado .O uso de paredes, internas e externas, com blocos de vidro é muito freqüente em nossa arquitetura. Pelo fato de o bloco de vidro ter dilatação e absorção muito baixas, é necessária a utilização de uma argamassa especial.Com elevada aderência.
O assentamento dos blocos requer a utilização específica de ferramentas e acessórios, assim como das argamassas para seu assentamento e rejuntamento.
A utilização de material inadequado provoca fissuras nas juntas e desprendimentos tanto do material de rejuntamento quanto do bloco de vidro, comprometendo a estética e a estanqueidade do elemento construído.
Para iniciar o assentamento é necessário, verificar a planicidade da base e o prumo das referências verticais onde serão assentados os blocos.Em alguns casos o fabricante dos blocos recomenda assentamento sobre cantoneira metálica fixada no piso.Sempre consulte as recomendações do fabricante dos blocos de vidro.
Certifique-se de que o vão a ser preenchido com os blocos tem as dimensões adequadas quanto ao seu formato, uma vez que eles não devem ser cortados. É recomendado que o projeto do assentamento encontre-se de acordo com as demais indicações dos fabricantes dos blocos.
É aconselhável utilizar barras de aço no assentamento dos blocos para travamento do painel a ser construído. Inserir na junta de assentamento vertical e horizontal barras de 5mm de diâmetro, ou conforme critério do responsável pela obra.
Na aplicação Preencha totalmente as juntas de assentamento dos Blocos de Vidro , evitando a formação de vazios. O volume de argamassa deve ser suficiente para o preenchimento da junta determinada pelo espaçador entre blocos.
Para a seqüência das próximas fiadas observe a horizontalidade e verticalidade do assentamento dos blocos, assim como a largura das juntas, com o auxílio dos espaçadores. Acrescente as barras de aço garantindo a estabilidade (travamento) do painel.
Verifique se as peças estão envolvidas com a argamassa em todas as suas faces.
Realize o acabamento entre as juntas removendo os excessos de argamassa com um frisador ou com a própria mão, com uma luva de borracha, antes que o produto esteja endurecido (máximo 1 hora).
Dê o acabamento, alisando o material com uma esponja macia, úmida e limpa.
A esponja deve ser lavada e torcida freqüentemente.
Consulte sempre um profissional qualificado para realizar as tarefas.Siga as instruções do fabricante.



Faça seu cadastro e participe!

Tire suas dúvidas, compartilhe e avalie o conteúdo postado por outros usuários.

Clique aqui e faça seu login